Mais de meio milhão de pessoas aguardam por cirurgias no SUS em 17 estados Repórter: M

Redação Vibenews

Redação Vibenews

Sistema Único de Saúde, o SUS, tem mais de meio milhão de pessoas na fila por cirurgias eletivas.

É o que mostram os números do Ministério da Saúde, consolidados no relatório mais recente da pasta sobre o andamento do Programa Nacional de Redução das Filas, que pretende repassar recursos a estados e municípios para reduzir a espera por cirurgias, exames e consultas na rede pública de saúde.

De acordo com o documento, são 566.923 pessoas na fila por cirurgias para o tratamento de algum problema de saúde ou doença – e isso considerando apenas 16 estados e o Distrito Federal, que são as 17 unidades da federação que tiveram os planos aprovados pelo programa até o dia 27 de abril.

Dessas mais de 566 mil cirurgias que aguardam para ser realizadas, 256.215 cirurgias serão realizadas por meio do programa do governo federal, o que significa uma  redução da fila declarada pelos estados até agora de 45%.

Dos dez estados cujos dados sobre a espera por cirurgias eletivas no SUS não constam no último relatório do Ministério da Saúde, 8 estão em fase de elaboração dos planos para enviar à pasta e 2 já enviaram as informações e aguardam a conclusão da análise por parte do Ministério.

O ranking das cirurgias com a maior fila de espera, nas 17 unidades da federação com planos  aprovados para o Programa Nacional de Redução das Filas até o momento, é liderado pela cirurgia de catarata.

Ao menos 70 mil pessoas aguardam para realizar o procedimento pelo SUS.

Também estão na lista dos procedimentos cirúrgicos com maior demanda a retirada da vesícula biliar, o tratamento de hérnia em diferentes partes do corpo, a remoção do útero e a cirurgia para a remoção das hemorroidas.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Relacionados

Participe do Sorteio Cadastrando Abaixo!