Mais 165 municípios receberão doses de vacinas contra a dengue

Redação Vibenews

Redação Vibenews

O Ministério da Saúde anunciou que mais 165 municípios serão contemplados com o recebimento de doses de vacina contra a dengue. Segundo informa a pasta, para isto serão observados os mesmos critérios estabelecidos de quando foi feita a distribuição dos primeiros lotes.
São eles regiões de saúde com municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos 10 anos e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes, levando também em conta altas taxas de transmissão nos últimos meses.

O diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Eder Gatti, detalha o panorama da distribuição e aplicação da vacina contra a dengue no Brasil. 1 milhão 235 mil doses distribuídas em 521 municípios. Elas são aplicadas pelos municípios e são registradas em sistemas de informação que enviam a informação para a Rede Nacional de Dados em Saúde, que permite a gente disseminar esses dados.

Consolidados de forma pública, né? E até o momento, 534 mil doses foram enviadas para a rede nacional até o dia 25 de março, ou seja, 43,29 do que foi distribuído. Temos 700 mil doses que ainda não subiram para a rede nacional de dados em saúde. Isso quer dizer o quê? Isso quer dizer que ou elas não foram aplicadas ainda, ou elas foram aplicadas e o registro ainda não subiu para a rede nacional de dados em saúde. Ainda segundo o destaque ao Ministério da Saúde, o imunizante é destinado a pessoas com idade entre 10 e 14 anos, que é o público que concentra a maior proporção de hospitalização pela doença.

O esquema vacinal é composto por duas doses com um intervalo de três meses entre elas. Eder Gatti explica a estratégia de distribuição das vacinas. Essa primeira leva de 1,2 milhão de doses que nós encaminhamos aos municípios, elas são doses que foram doadas pelo laboratório produtor e essa doação permitiu que a gente fizesse o início.

Oportuno rápido da vacinação para dar tempo para o laboratório produtor poder fornecer para compra e com prazo de validade adequado. Então, dessas doses, 668 mil doses vencem no dia 30 de abril e elas foram as doses que foram primeiramente encaminhadas para os primeiros municípios.

A previsão do Ministério da Saúde é que, na próxima semana, as doses redistribuídas comecem a ser utilizadas a depender do processo de remanejamento próprio de cada localidade, mais de 500 mil tem vencimento datado em junho e outras cerca de 80 mil no mês de julho.

 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Relacionados

Participe do Sorteio Cadastrando Abaixo!