Só 5 de cada 100 alunos do terceiro ano do ensino médio da rede pública, em 2023, apresentaram um nível de aprendizagem em matemática considerado adequado.
Os resultados em relação ao desempenho em língua portuguesa são melhores, embora ainda longe do ideal: no ano analisado, 32,4% dos alunos do terceiro ano rede pública tiveram um nível de aprendizagem adequado.
As informações são de relatório divulgado pela ONG Todos Pela Educação nesta segunda-feira, 28 de abril, data em que se celebra o Dia Mundial da Educação.
O documento foi elaborado com base em dados Sistema de Avaliação da Educação Básica, o Saeb, e mostra que o Brasil ainda não conseguiu retomar os níveis de aprendizagem registrados antes da pandemia de Covid-19.
Em 2019, para comparação, 33,5% dos alunos haviam terminado o terceiro ano na rede pública mostrando conhecimentos adequados em português, e 6,9%, praticamente 7 em cada 100, demonstraram, na ocasião, nível de aprendizagem em matemática considerado adequado.
O Saeb é aplicado também aos alunos do 5º e 9 anos, os últimos das etapas inicial e final do ensino fundamental.
Os resultados de 2023 mostram que, assim como no ensino médio, nessas outras duas etapas os alunos não chegaram aos níveis atingidos em 2019.
No 5º ano do ensino fundamental, em 2023, 55,1% dos estudantes tinham aprendizagem adequada em língua portuguesa e 43,5%, em matemática. Esses índices eram de 56,5% e 46,7% em 2019, respectivamente
No 9º ano, 35,9% dos estudantes tinham aprendizagem adequada em língua portuguesa e 16,5% em matemática. Antes da pandemia essas porcentagens eram 35,9% e 18,4%.