O mês de maio representa o momento mais importante do ano para a discussão sobre segurança viária no Brasil com a campanha Maio Amarelo. Cuidados básicos e fundamentais na direção, como o uso de cinto de segurança e do capacete no caso das motocicletas, estão entre as ferramentas que a Uber lança nesse período com o objetivo de reforçar a prevenção de acidentes. É o que explica o gerente de comunicação para assuntos de segurança da companhia Iuri Villacorta.
A segurança segue sendo uma prioridade para a Uber e é por isso que nesse Maio Amarelo a empresa investiu em três pilares. Análise e divulgação de dados por meio do Instituto Cordial, ações educativas e treinamentos presenciais para motociclistas em Recife, além da tecnologia do lembrete do uso do capacete e aviso sonoro para o cinto de segurança.
Esses dois novos recursos foram desenvolvidos após diversas discussões com especialistas em segurança viária. Eles trouxeram essa demanda de educação de sempre usar o centro de segurança mesmo do banco traseiro e colocar corretamente o capacete, afivelando ele e ajustando a sua cabeça. As ferramentas específicas para o uso do aplicativo se juntam ao lançamento de um estudo inédito sobre fatorista de risco para transporte de passageiros utilizando moto com foco nas capitais Fortaleza, Manaus, São Paulo e Rio de Janeiro. A gente sabe que o Brasil é carente de dados sobre mobilidade urbana e esse estudo sobre fator de risco para viagens com usuários em moto busca justamente dar mais visibilidade de ações que podem ser realizadas tanto pelo poder público quanto pela iniciativa privada a fim de mitigar sinistro no trânsito e salvar vidas.
Além das novidades, a companhia também cita outras iniciativas já oferecidas para segurança e viária como animações e podcasts para parceiros do UberMoto alerta de ciclo. E limite de tempo online dirigindo no aplicativo.