O lançamentos oficial da 16ª edição da Feira do Livro / Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs), evento realizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) desde 2007, vai ocorrer no dia 25 de agosto, às 18h, no Sesc Centro. A programação conta com vernissage da Exposição “Projeto Terra e Outras Viagens” de Juraci Dórea, apresentação do cordelista Chico Pedrosa e concerto da Orquestra Juvenil de Feira de Santana – Núcleo Territorial Neojibá. Também serão anunciadas as principais atrações da Flifs 2023, como a escritora Aline Bei, vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura com o livro “O peso do pássaro morto”. A entrada é gratuita.
A Flifs vai ocorrer entre os dias 26 de setembro e 01 de outubro, na Praça Padre Ovídio. Este ano, a Feira vai ter como tema “Literatura e sertão: o bicentenário da independência da Bahia no Brasil”. Serão homenageados o artista plástico Juraci Dórea e o poeta popular Chico Pedrosa. Nas últimas edições, autores, cordelistas, professores da Uefs, além de diversas personalidades do cenário regional e nacional, com reconhecida atuação em prol da cultura, foram homenageados.
Anualmente cerca de 50 mil pessoas participam da Flifs. O evento conta com programação variada que inclui a presença de escritores, contadores de histórias, cordelistas e músicos, apresentações culturais e comercialização de livros. Desde 2018 o Festival Literário é Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Bahia. Em 2021 foi lançada a Flifinha que tem programação voltada para o público infantil.
A comissão organizadora da Feira do Livro é composta por representantes da Arquidiocese de Feira de Santana, Secretaria da Educação do Estado da Bahia – Núcleo Regional de Educação (NTE 19), Fundação Pedro Calmon, Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) – Campus Feira de Santana e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Outras informações através do site www.flifsoficial.uefs.br.
Flifs 2023 em números
Mesas literárias: 13
Conversas com escritores: 10
Oficinas e minicursos: 07
Contação de histórias: 13
Espetáculos teatrais: 02
Shows: 09
Lançamento de livros: 96
Expositores: mais de 30
Sobre os homenageados
Chico Pedrosa
Francisco Pedrosa Galvão, nasceu no município de Guarabira, na Paraíba, em 14 de março de 1936. Começou a escrever folhetos de cordel aos 18 anos. Morou em Feira de Santana por 32 anos. Chico Pedrosa tem três livros publicados: “Pilão de Pedra I”, “Pilão de pedra II” e “Raízes da Terra”, além de vários cordéis escritos. Saiba mais em https://flifsoficial.uefs.br/chico-pedrosa/.
Juraci Dórea
Juraci Dórea nasceu em Feira de Santana, em 1944. É escultor, pintor, desenhista, fotógrafo e programador visual. Participou de diversas exposições no Brasil e no exterior. É autor de “Um quase poema para Edwirges” (1976), “Histórias do sertão” (2002), “Cartas de Eurico Alves: fragmentos da cena modernista” (2012), “Feira de Santana: memória e remanescentes da arquitetura eclética” (2018), entre outros. Mais informações em: https://flifsoficial.uefs.br/juraci-dorea/.
Sobre a exposição de Juraci Dórea
A exposição “Projeto Terra e Outras Viagens” vai apresentar um conjunto de obras de Juraci Dórea, que permeia diversas fases e técnicas utilizadas pelo artista. A mostra inclui fotografias (coloridas e em P&B), objetos em couro, telas e instalações. Toda essa diversidade de propostas do artista tem um fio condutor: a cultura sertaneja. A curadoria é de Selma Soares.
Fonte: ASCOM – UEFS
Foto: Jorge Magalhães