Internet 4G pode chegar a todo o país até o fim de 2026.
A meta era até 2028, mas foi antecipada pela Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel.
Por mais que diversas cidades do país já contem com uma tecnologia mais moderna, o 5G, que oferece uma navegação até 100 vezes mais rápida, várias regiões, especialmente as mais afastadas, não contam nem com 4G.
Quando foi realizado o leilão para definir quais operadoras poderiam prestar o serviço do 5G, foi colocado em contrato que as vencedoras também teriam que trabalhar para levar o 4G aos locais que ainda não tinham o serviço, até 2028.
Isso, porém, independentemente da antecipação da meta, não será suficiente para resolver a questão.
Já que mil e 200 distritos de todo o país ficaram fora desse contrato, porque estavam em lotes do leilão do 5G para os quais não houve interessados.
Em entrevista à TV Globo, o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, disse que tem estudado medidas para contornar a situação e fazer com que todo o país tenha 4G até 2026.
Entre elas, o uso do dinheiro do Fust, um fundo voltado para o setor de telecomunicações, e aplicar como multa, para a operadora que descumprir alguma regra, a obrigação de implantar a tecnologia nos mil e 200 distritos que estão, hoje, fora dos planos do setor.