Pela quarta vez seguida, cai a intenção de consumo nos lares do país.
A queda foi de 0,6% de setembro para outubro, a mais intensa até agora. No ano a diminuição da intenção de consumo das famílias é de 1,2%.
É o que revela o levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
Segundo a CNC, o indicador ainda se mantém no nível de satisfação com 103,2 pontos, mas este é o menor patamar desde março deste ano.
Todos os componentes do indicador tiveram queda, menos o da Perspectiva Profissional, que não se alterou.
O Momento para Duráveis teve a maior redução anual. Já o item Emprego Atual é o que possui a maior pontuação na Intenção de Consumo das Famílias, o que revela satisfação por parte dos trabalhadores.
O quesito Renda Atual teve a maior variação entre os componentes do indicador, alta de 3,7%.
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio, a queda na Perspectiva de Consumo, por exemplo, de 4,2% reflete um cenário econômico desafiador, devido ao aumento da Selic, a taxa básica de juros.
Isso porque o custo do crédito aumenta e acaba desestimulando o consumo das famílias.