Hemoba lança campanha de São João para abastecer estoque de sangue no período

Redação Vibenews

Redação Vibenews

Com o objetivo de manter os estoques de sangue em nível seguro para as festas juninas na Bahia, a Fundação Hemoba lança nesta quinta-feira (06) a campanha “É São João na veia. Arraste o pé pra Hemoba”. Além de peças para as redes sociais e banners para sites, serão divulgados, nas emissoras de rádio e TV, o vídeo e o spot sobre a campanha, que faz parte das ações do Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), para os festejos do São João. A ação busca conscientizar a sociedade baiana sobre a importância da doação de sangue e, em consequência, aumentar o número de coleta de bolsas para abastecer os estoques da Fundação na capital e no interior.

A preocupação com o estoque de sangue no período junino se deve a um aumento da necessidade de transfusão de sangue ocasionada por um maior número de acidentes nas estradas e elevado índice de casos de queimaduras por fogos de artifícios. Segundo a Sesab, nos últimos 10 anos, o mês de junho já chegou a concentrar 68,38% de todos os atendimentos por explosão com bomba no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, referência nos cuidados com ferimentos provocados por explosões e queimaduras. Além disso, neste período, há um menor volume de doações ocasionado por vários fatores, como maior incidência de infecções respiratórias em decorrência de ondas mais intensas de frio e chuvas; aumento de viagens por causa das férias escolares e, no Nordeste, as celebrações das festas juninas.

Roteiro do hemóvel – Neste mês de junho, na capital baiana, as unidades móveis de coleta da Hemoba estarão em vários locais da cidade, das 8h às 17h. Confira: Hospital das Clínicas (UFBA) – 04 a 07/06; Salvador Shopping – dias 08, 15, 21 e 22, 25 e 26 e 29/06; Colégio Plural (Paripe) – 10/06; Tribunal de Justiça da Bahia (CAB) – 11 e 12/06; CCR Metrô (Estação Pirajá) – 13 e 14/06; Assaí Paralela/Unifacs – 17 e 18/06; CCR Metrô (Sede) – 19 e 20/06; e UFBA (Ondina) – 27 e 28/06.

Unidades fixas – Em Salvador, o posto itinerante da Hemoba continuará no Salvador Norte Shopping (G1) durante todo o mês de junho, das 9h às 18h, exceto aos domingos. As unidades fixas funcionam com o seguinte horário: Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30; Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30; Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior, consultar o site da Hemoba: http://hemoba.ba.gov.br/.

Critérios para doação – Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Relacionados

Participe do Sorteio Cadastrando Abaixo!