Hemoba celebra Junho Vermelho com programação de incentivo à doação de sangue

Redação Vibenews

Redação Vibenews

Para celebrar o Junho Vermelho, a Fundação Hemoba promove uma programação durante o período e integra a campanha nacional Conectados pela Solidariedade do projeto Hemocentro Unidos. Neste mês, comemora-se em 14 de junho o Dia Mundial do Doador de Sangue, data criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar sobre a necessidade dos hemocomponentes em diversos tratamentos e incentivar a doação regular de sangue.

Geralmente, em junho, há um menor volume de doações ocasionado por vários fatores, como maior incidência de infecções respiratórias em decorrência de ondas mais intensas de frio e chuvas; aumento de viagens por causa das férias escolares e, no Nordeste, celebrações das festas juninas. Além disso, cresce a demanda por transfusão de sangue motivada por um maior número de acidentes nas estradas e elevado índice de casos de queimaduras, ocasionados pelos fogos de artifícios dos festejos juninos. Em 2022, mesmo com a campanha de Junho Vermelho, a Hemoba não conseguiu manter a média mensal nesse ano de 13.083 candidatos à doação de sangue, alcançando 12.278 voluntários no mês. Já em 2021, em plena pandemia da Covid 19, o número de candidatos de 12.986 em junho ultrapassou a média mensal de 12.234 daquele ano.  

A campanha Conectados pela Solidariedade foi desenvolvida pelo Instituto Pró-Hemo e compartilhada nacionalmente por meio do projeto Hemocentros Unidos, que reúne hemocentros de todo o Brasil para a construção e promoção de estratégias e ações nas áreas de hemoterapia e hematologia visando a melhoria contínua dos serviços e produtos disponibilizados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no país. Na Hemoba, várias ações estão programadas para o Junho Vermelho como atrações musicais, palestras, publicações nas redes sociais, horário especial de funcionamento e novos roteiros da unidade de coleta móvel (Hemóvel).  

Programação – Na sede da Hemoba, haverá atrações musicais no Dia dos Namorados (12/06), com a apresentação do casal de cantores Priscila Magalhães e Pablo Moraes. Já o Dia Mundial do Doador de Sangue (14/06) será celebrado ao ritmo do forró com a banda Flor de Milho e o bloco Paroano Sai Milhó, que cantarão clássicos juninos. No dia 17/06, na Campanha Cantando Por Vidas, haverá a presença do coral do Mosteiro do São Bento, regido pelo maestro Vinícius Ferraz. O Centro Estadual de Referência às Pessoas com Anemia Falciforme terá uma programação especial ao Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme (19/06), com palestras e orientações de autocuidado aos pacientes. Como ação de visibilidade às pessoas com doença falciforme, os prédios públicos e monumentos em Salvador serão iluminados com a cor vermelha.   

Horário de atendimento especial – No feriado de Corpus Christi (08/06), a sede da Hemoba funcionará das 7h30 às 16h30. Na semana junina, de 19 a 23/06, as unidades da capital e do interior funcionarão normalmente e fecharão no dia 24/06.  

  

Roteiro do Hemóvel –Hemóvel I: no dia 03/06, na UNEB Campus Cabula, em Salvador; de 05 a 07/06, na Unijorge Paralela; de 09 e 10/06, no Shopping Itaigara; nos dias 13 e 14/06, na Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, em Lauro de Freitas; nos períodos de 15 a 17/06, 19 a 23/06 e 26 a 28/06, na Estação Nova Lapa; e 29 a 01/07, em Candeias. Hemóvel II: nos dias 01 a 02/06 e de 12 a 16/06, o Hemóvel atende os doadores no Shopping Bela Vista; de 05 a 09/06, no Assaí Atacadista, em Lauro de Freitas; de 20 a 23/06, no Shopping Ponto Alto; e de 27 a 30/06, no Shopping Barra. O roteiro está sujeito às alterações no decorrer do período.  

Onde doar – Em Salvador, o Hemocentro Coordenador recebe os doadores de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h às 16h30; de segunda a sexta-feira, no Hospital do Subúrbio, das 7h30 às 16h30; no Hospital Ana Nery, das 7h30 às 13h; e no Hospital Roberto Santos, das 8h às 12h e 13h às 17h. Já no Hospital Irmã Dulce, a coleta funciona de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. No interior, a Hemoba possui unidades de coleta nas cidades de Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Camaçari, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Irecê, Itaberaba, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Santo Antonio de Jesus, Seabra, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista. O horário de atendimento dessas unidades pode ser conferido no site da Hemoba: http://www.hemoba.ba.gov.br/hemorrede.

Fonte: Hemoba

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Relacionados

5 milhões se inscreveram para Enem 2024

Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registraram 5.055.699 inscrições para o Exame Nacional do Ensino

Participe do Sorteio Cadastrando Abaixo!