A Guarda Municipal de Feira de Santana, vinculada à Secretaria Municipal de Prevenção à Violência (SEPREV), divulgou nesta quinta-feira (12) o balanço das atividades operacionais de janeiro de 2026. Ao todo, foram realizadas 1.466 intervenções, com foco no patrulhamento preventivo e suporte a serviços essenciais. Além dos dados consolidados, a corporação já iniciou o cronograma de fevereiro com foco na segurança escolar.
Em janeiro, o patrulhamento preventivo somou 1.265 ações em vias públicas, praças e logradouros, visando a proteção do patrimônio municipal e das unidades de saúde. A “Operação Fitness” realizou 46 patrulhamentos em avenidas de grande fluxo esportivo, como a Noide Cerqueira, Getúlio Vargas e Fraga Maia, especialmente nos horários de início da manhã e final de tarde.
A corporação também prestou 73 apoios ao SAMU em casos de violência ou pacientes psiquiátricos, visando preservar a integridade dos profissionais de saúde, além de 52 apoios a secretarias como Meio Ambiente, Agricultura e Vigilância Sanitária. Três conduções à delegacia foram registradas após ocorrências de desinteligência.
Segurança no Retorno às Aulas
Com o início de fevereiro, a Guarda Municipal deflagrou a “Operação Aulas”. No dia 3, data do retorno das atividades escolares, o efetivo foi condicionado para oferecer atenção especial e exclusiva às unidades municipais de ensino. Cerca de 25 escolas já receberam o suporte de viaturas de duas e quatro rodas para garantir a segurança de alunos e professores no trajeto escolar.
O Comandante da Guarda Municipal, Marcos Dantas, ressaltou que o planejamento segue as diretrizes da gestão municipal.
“Nossa intenção para fevereiro é aumentar nossas ações. Já começamos com a Operação Aulas, empregando viaturas de duas e quatro rodas para que a comunidade entenda o papel de apoio da Guarda e os alunos possam ir e voltar com segurança”, destacou o Comandante.
Ainda segundo o Comandante, o trabalho operacional segue orientações diretas da administração pública. “Trabalhamos para melhorar nossos dados e dar melhor atenção à população, conforme as orientações do secretário Luziel e as determinações do prefeito José Ronaldo”, afirmou.
Resumo Operacional (Janeiro/2026)
- Patrulhamentos Preventivos: 1.265
- Apoio ao SAMU: 73
- Apoio a Secretarias: 52
- Operação Fitness: 46
- Apoio em Eventos: 27
- Conduções à Delegacia: 03
Total Geral: 1.466 ações