Mais de 20 milhões de brasileiros pegaram remédios na Farmácia Popular no ano passado.
De acordo com números divulgados pelo governo, o programa beneficiou 22 milhões de pessoas em 2023, a maior quantidade dos últimos quatro anos.
Por meio de parceria com farmácias e drogarias da rede privada, o Farmácia Popular permite que as pessoas tenham acesso a medicamentos de graça ou a custo reduzido.
As doenças para as quais existem remédios sem custo estão, diabetes, asma, hipertensão e osteoporose, além dos anticoncepcionais, que também são fornecidos de graça.
Para algumas outras doenças, o programa oferecer medicamentos de forma subsidiada, ou seja, o governo arca com parte do custo, às vezes chega a até 90% do valor de referência, e o paciente paga o restante. Caso de remédios para rinite, doença de Parkinson e glaucoma, por exemplo, além de fraldas geriátricas.
Para pegar remédio pelo programa Farmácia Popular, precisa apresentar, em uma farmácia ou drogaria credenciada, a receita médica, que pode ser do SUS ou da sede particular, além de documento com foto e CPF.
Atualmente, o Farmácia Popular conta com quase 31 mil estabelecimentos credenciados em mais de 4.500 municípios brasileiros.