O jogador, Everton Ribeiro, que atualmente veste a camisa 10 do Bahia, comunicou por meio de suas redes sociais que recebeu o diagnóstico de câncer na tireoide. O atleta revelou que foi submetido a uma cirurgia para a retirada de um tumor na glândula, que fica na parte da frente do pescoço, e que deu tudo certo no procedimento.
A revelação foi feita um dia após o meia do Bahia liderar a vitória do seu time por 1 a 0 sobre o Flamengo, na Arena Fonte Nova, em Salvador, no último domingo. A tireoide é responsável por produzir hormônios que regulam o metabolismo, a temperatura corporal e os batimentos cardíacos.
O câncer de tireoide ocorre com frequência três vezes maior no público feminino em comparação aos homens. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que no Brasil, a projeção anual indica 13.780 novos casos de câncer nessa glândula, sendo 11.950 em mulheres. É um tipo de câncer comum e, normalmente, conta com desfechos positivos de cura.
Os principais sintomas de câncer de tireoide são:
- Nódulo ou caroço no pescoço;
- Inchaço no pescoço;
- Rouquidão;
- Dificuldade para respirar;
- Surgimento de ínguas no pescoço;
- Dificuldade para engolir.
O meio-campista do Bahia comunicou que ficará afastado por um tempo dos gramados. O clube não informou o tempo em que o atleta ficará ausente, em recuperação. A cirurgia foi programada para ocorrer durante a pausa do Brasileirão 2025 por conta da Data Fifa – quando as competições locais são interrompidas.