Pesquisa revela que alunos que participam da Olimpíada de Matemática apresentam melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio.
O estudo é da organização Iede, Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional.
Segundo o levantamento, as escolas com estudantes que participam da Olimpíada de Matemática têm maior taxa de aprovação dos alunos e menos distorções no que diz respeito a idade e série.
Foi considerada alta participação na competição as unidades de ensino em que pelo menos 65% dos classificados passaram para a segunda fase.
Nesses casos, o estudo conclui que o aprendizado em matemática não traz benefícios só aos estudantes que se destacam nesta disciplina, mas toda a turma.
Por outro lado, o levantamento constatou que no grupo de escolas com alunos que conquistaram prêmio na Olimpíada, mas onde a participação foi pequena, havia uma desigualdade interna: houve aumento nas médias do Enem, porém maior diferença nas notas.
Quanto ao desempenho geral no Saeb, o Sistema de Avaliação da Educação Básica, os estudantes com medalhas na competição também obtiveram um desempenho melhor.
O exame é aplicado a cada dois anos pelo Ministério da Educação.