Mais de 35 mil bilhetes aéreos já foram emitidos pelo programa que oferece passagens de até R$ 200 para aposentados.
De acordo com balanço do Ministério de Portos e Aeroportos, responsável pela gestão do Voa Brasil, 35.419 passagens aéreas foram reservados em oito meses. Muitos dos aposentados já viajaram e outros ainda farão o trajeto.
Esse total de bilhetes seria suficiente para lotar 270 aviões com capacidade para até 131 pessoas.
Os registros mostram que, no geral, foram emitidos bilhetes para 82 diferentes municípios.
Praticamente 3 de cada 10 passagens foram tiradas para São Paulo. De acordo com os números do programa, nos oito meses analisados, os aposentados reservaram 10.261 bilhetes para a capital paulista.
Depois, aparece Rio de Janeiro, com 3.050 reservas de bilhetes e Recife, com 2.745.
Fortaleza, destino de 2.453 bilhetes emitidos pelo programa, e Brasília, com quase 2.270 reservas, completam a lista das cinco cidades mais buscadas.
Vale lembrar que, pelas regras do programa, cada aposentado pode comprar passagens de até dois trechos por ano e uma das exigências é não ter viajado de avião nos últimos 12 meses.
Para emitir as passagens vasta acessar o site do programa, usando login e senha da plataforma gov.br. Cuidado com eventuais golpes, o único site do programa é o voabrasil.sistema.gov.br.
Por enquanto, apenas aposentados podem adquirir as passagens por até 200 reais; ainda este ano, o programa deve passar a contemplar também estudantes de baixa renda.