Compartilhe:

Dor e formigamento podem ser sinais de lesão por esforço repetitivo; mais de 3,5 mi sofrem com o problema

As Lesões por Esforço Repetitivo, ou LER, como são popularmente conhecidas, estão entre as principais causas de afastamento do trabalho no Brasil.

A LER é, na verdade, um grupo de doenças como tendinite, bursite e mialgias, entre outras, que afetam os músculos, nervos e tendões dos membros, causando dores e limitando movimentos.

Estima-se que, no nosso país, mais de 3,5 milhões de pessoas sofram com o problema.

Como o próprio nome diz, a LER é causada pela repetição de movimentos, e, por isso, é mais comum em certos tipos de atividades profissionais.

O tratamento da lesão por esforço repetitivo depende da gravidade do caso e de onde a lesão está localizada. Mas, de forma geral, os cuidados envolvem medicação, para alívio dos sintomas, e também prevenção

Ainda de acordo com médico Márcio Elias dores nos punhos, nas mãos, nos ombros ou na coluna podem ser episódios esporádicos e é possível aliviar as dores com remédios comuns. Mas ele diz quando é preciso procurar um médico.

Vale deixar algumas dicas que podem ajudar a evitar lesões: se você trabalha com movimentos repetitivos, faça intervalos periódicos para descanso e alongamento.

Fique também bastante atento à postura. Quem trabalha sentado deve manter as costas sempre eretas, apoiadas em um encosto confortável; as plantas dos pés devem ficar totalmente apoiadas no chão.

Participe do Sorteio Cadastrando Abaixo!