Diabetes: prevenção e conscientização podem evitar complicações

Fonte: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Atualmente, o diabetes é uma das doenças crônicas que mais acomete brasileiros. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, no momento, mais de 16 milhões de pessoas convivem com essa condição no país. E desse total, cerca de 90% têm o tipo 2 da doença.

O médico endocrinologista e presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Dr. Rui Lira, fala sobre os dois tipos conhecidos do diabetes e os principais sintomas. Existem vários tipos de diabetes. Os dois mais comuns são diabetes tipo 1, que responde por aproximadamente 5 a 10% dos tipos de diabetes. Por outro lado, existe o diabetes tipo 2, que responde por 85 a 90% dos casos de diabetes. Esses pacientes apresentam muita sede, se urina muito e com muita frequência. De acordo com esse perfil, a gente.

Você tem uma boa gestão de mudança de hábitos alimentares e atividade física, vocês podem se levar a um melhor controle do glicêmio dos pacientes. O diabetes afeta milhões de pessoas em todo o mundo, com o número crescente de diagnósticos a cada ano. Com isso, é preciso ter cuidado para o aparecimento de outras doenças ou até mesmo complicações a longo prazo, como destaca o presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes.

Quanto ao diagnóstico de diabetes, nós temos algumas formas de diagnosticar. A mais comum delas é através da glicemia de Jijun. Quantas doenças que tem uma relação direta com o diabetes? Eu diria que o diabético mal controlado cronicamente, ele aumenta o risco de complicações que são a doença cardiovascular, os acidentes vasculares cerebrais, a retinopatia diabética que pode levar a cegueira, a nefropatia diabética que pode levar insuficiência renal em necessidade de álise, a neuropatia diabética que pode levar a quadros de muita dor, sobretudo nos membros inferiores.

Todas essas complicações decorrem de um diabético mal controlado ao longo do tempo. É fundamental lembrar que a prevenção é o melhor remédio. Adotar um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada, atividade física regular e consultas médicas periódicas pode reduzir significativamente o risco de desenvolver diabetes.

Participe do Sorteio Cadastrando Abaixo!