O Dia dos Namorados no Brasil é comemorado no dia 12 de junho entre casais e namorados que costumam trocar presentes, flores e chocolates para celebrar o amor. De acordo com o levantamento realizado pela CNDL, Confederação Nacional de Dirigentes Logistas e pelo SPC Brasil, Serviço de Proteção ao Crédito, a data deve levar 96 milhões de consumidores às compras.
Daniel Sakamoto, gerente executivo na Confederação Nacional de Dirigentes Logistas, fala da expectativa do comércio para a data. De acordo com os dados da nossa pesquisa, serão 59% dos consumidores indo às compras. Então a gente pode sem dúvida alguma afirmar que é uma data importante para o setor de varejo, setor de comércio e serviços, e que é uma data que traz ali também uma grande diversidade de segmentos envolvidos.
Então sem dúvida alguma é uma data extremamente relevante para o comércio nacional. Mas quando a gente fala de valor movimentado na economia, a gente tem aí um valor de. De aproximadamente R$ 23 bilhões.
De acordo com a pesquisa, 56% dos consumidores afirmam que devem comprar o único presente, enquanto 32% pretendem adquirir dois itens. E o gerente executivo na CNDL ressalta os presentes mais comprados na data. Os presentes mais procurados costumam se manter ao longo dos anos.
A gente tem cosméticos, roupas e calçados liderando os presentes mais procurados. Em seguida, aparecem aqueles que vão investir num jantar, ao invés de comprar presente. E aí tem chocolates e acessórios na sequência. Então, esses são realmente os produtos mais comprados e comercializados nessa data comemorativa.
O ticket médio esse ano é ligeiramente maior do que o ticket médio do ano passado. A gente está falando de algo em torno de R$ 238 que vai ser investido no presente do parceiro ou da parceira esse ano. No ranking dos principais presenteados, os esposos ou as esposas aparecem em primeiro.
O lugar com 54%, enquanto 37% pretendem presentear os namorados e as namoradas. Sete em cada dez dos consumidores também pretendem fazer as compras em lojas físicas e 33% pela internet. Os principais locais de compras serão lojas online e shopping centers.