Com a proximidade dos festejos juninos é essencial que a diversão e a segurança andem juntas. Neste período, a atenção com fogueiras, fogos de artifício e a preparação de alimentos deve ser redobrada para evitar acidentes por queimaduras. O alerta é da Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana.
De acordo com a coordenadora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Maiza Macedo, as crianças estão sob maior risco devido a falta de conhecimento e os adultos quanto ao uso inadequado de fogos de artifício.
“Ficar perto das chamas das fogueiras pode resultar em queimaduras graves. A brasa e o calor, dependendo do tipo de exposição, também podem causar danos. A explosão de fogos e o contato com faíscas podem gerar lesões. O uso de balões e espadas pode provocar ferimentos graves e extensos”, alerta Maiza Macedo.
A coordenadora destaca que, em caso de acidente por queimadura, a orientação é tirar o paciente da fonte de calor e resfriar a área afetada com água em temperatura ambiente.
“Se surgirem bolhas, não devem ser estouradas. Algo que muitas pessoas fazem intuitivamente é aplicar água gelada, mas isso está incorreto, pois pode piorar a lesão. Não se deve usar pasta de dente, manteiga, borra de café, óleo, pomada ou qualquer substância caseira na área afetada, pois isso pode favorecer a proliferação de bactérias e resultar na perda de membros”, orienta Maiza.
O SAMU disponibiliza orientações por meio da regulação médica através da ligação para o número 192. Dependendo da extensão da queimadura, uma equipe com ambulância pode ser enviada para realizar os cuidados necessários.