Conheça cuidados para prevenir doenças respiratórias no inverno

O inverno no Brasil começa no próximo dia 21 de junho e vai até o mês de setembro. Período mais frio do ano exige cuidados específicos para manter boa saúde. As temperaturas mais baixas e o clima mais seco costumam aumentar os casos de doenças respiratórias, como gripe e a própria covid-19. Nessa estação, a demanda por consultas médicas e internações por doenças respiratórias cresce em média 30%.

As vacinas oferecem a forma mais eficaz de prevenção. Mas alguns cuidados no dia a dia também são fundamentais, é o que afirma a médica de família Carolina Xavier, que atende na cidade de Salvador, na Bahia, pela rede de clínicas Meu Doutor Novamed, que faz parte do grupo Bradesco Seguros.

Durante o período do inverno, é importante o bom controle ambiental, garantindo ventilação, limpeza diária e lavagem das mãos. Sempre que possível, evitar lugares fechados e com grande volume de pessoas. Os sistemas de refrigeração devem ser regularmente regulados. Limpos e estar com a manutenção em dia. É preciso também evitar janelas sempre fechadas. Essa é uma tendência, claro, para fugir do vento gelado, mas é preciso lembrar que um ambiente arejado diminui a circulação do vírus.

A atenção deve ser ainda maior para as pessoas com doenças respiratórias crônicas, como asma e bronquite. Pessoas com doenças respiratórias crônicas devem manter o tratamento regular e evitar contato com alérgenos, como poeira, exposição à fumaça, incluindo fumo, fogões ou lareiras. A médica ainda destaca a importância de sempre levar um casaco para a rua, tomar bastante água e aplicar soro fisiológico nas narinas para evitar o ressecamento das mucosas, que aumenta a chance de inflamação. A prática regular de atividades físicas e uma alimentação saudável, com uma dieta rica em frutas, vegetais e gorduras saudáveis, também reduzem o risco de desenvolver essas doenças.

Participe do Sorteio Cadastrando Abaixo!