Ministério da Gestão e Inovação confirma aplicação de provas do Concurso Nacional Unificado, o chamado “Enem dos concursos”, no dia 18 de agosto.
As provas seriam aplicadas inicialmente no dia 5 de maio, mas tiveram que ser adiadas devido à tragédia ambiental registrada no Rio Grande do Sul.
Em entrevista coletiva nesta quinta-feira, a ministra Esther Dweck informou que foram feitos ajustes no edital que preveem regras e protocolos a serem seguidos caso outra situação excepcional ocorra. E garantiu que não haverá novo adiamento.
A ministra também deu detalhes sobre como foi feita a segurança das provas, que precisaram ser recolhidas em todos os estados. Segundo Esther Dweck, nenhum malote foi violado.
Pelo novo cronograma, o cartão de confirmação de inscrição do concurso será divulgado no dia 7 de agosto. O documento, com dados do candidato e local onde vai realizar a prova, será disponibilizado no site oficial do certame.
No dia 21 de novembro saem os resultados finais e a convocação dos aprovados deve começar em janeiro do ano que vem.
Ao todo, mais de 2 milhões e 100 pessoas se inscreveram para o maior concurso já realizado no país.
São, ao todo, 6.640 vagas disponíveis em 21 órgãos públicos e, nos mesmos moldes do Enem, os candidatos concorrem a várias dessas oportunidades ao mesmo tempo.