Centro de Hemorragia Digestiva do Hospital Clériston Andrade promove ação de saúde em Feira de Santana com exames de alta complexidade

Redação Vibenews

Redação Vibenews

Centro de Hemorragia Digestiva (CHDI) do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, promove nos dias 11, 12, 13 e 14 de setembro de 2023 uma Ação Social em parceria com a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED-Bahia). O objetivo é oferecer exames de baixa, média e alta complexidade em endoscopia para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A ação contará com a realização de 30 exames por dia nas datas citadas acima, incluindo procedimentos como endoscopia, colonoscopia, gastrostomia, ligadura elástica e polipectomia, abrangendo exames de baixa e média complexidade. Já no dia 14 de setembro, serão realizados exames de alta complexidade, como ESD (Dissecção Submucosa Endoscópica), POEM (Miotomia Endoscópica Peroral), gastroplastia, passagem de balão intragástrico para super obesos, mucosectomia e ecoendoscopia. Todos exames inéditos no SUS.

De acordo com Dr. Victor Galvão Presidente da SOBED-Bahia e Coordenador Médico do CHDI, o objetivo é atender às necessidades dos pacientes do SUS que se encontram na fila de espera. Além disso, contribuir para a redução das desigualdades no acesso à saúde e para a melhoria da qualidade de vida da população de Feira de Santana e região. “Esperamos que a realização desses exames contribua para o diagnóstico precoce de doenças digestivas, proporcionando o tratamento adequado e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida dos pacientes atendidos”, pontuou  Dr. Victor Galvão.

Para garantir a transparência na seleção dos pacientes que serão beneficiados por essa ação social, o ambulatório do HGCA será o setor responsável por realizar a triagem dos pacientes com orientação para esses procedimentos. Ou seja, os pacientes beneficiados serão triados no ambulatório do HGCA ou na Central de Regulação do Estado.

Segundo D. Victor Galvão, “essa ação é de extrema importância para a população, uma vez que muitos pacientes não têm acesso a exames de endoscopia devido à alta demanda e à falta de recursos. Com essa parceria entre o HGCA e a SOBED-Bahia, conseguiremos oferecer um serviço de vanguarda, com equipamentos de alta tecnologia e com que existe de mais moderno no mercado no que se refere ao tratamento de terapia intervencionista”, concluiu.

Fonte: ASCOM/HGCA

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Relacionados

5 milhões se inscreveram para Enem 2024

Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registraram 5.055.699 inscrições para o Exame Nacional do Ensino

Participe do Sorteio Cadastrando Abaixo!