Agora é oficial: Dorival Júnior será o novo técnico da Seleção Brasileira.
O anúncio foi feito ontem pela CBF, que marcou a apresentação do treinador para hoje, três da tarde no horário de Brasília.
Dorival chega à Seleção com dois auxiliares: o filho dele, Lucas Silvestre, e Pedro Sotero, além do preparador físico Celso Rezende.
Ele assume o cargo no lugar de Fernando Diniz, que comandou a equipe de maneira interina nas primeiras partidas das Eliminatórias da Copa de 2026.
Dorival não era o plano A da CBF, que dava como certa a contratação do italiano Carlo Ancelotti, mas ele preferiu renovar com o Real Madrid, da Espanha.
O novo treinador da Seleção tem 61 anos e chega com a moral de ser o atual bicampeão da Copa do Brasil, em 2022 com o Flamengo e em 2023 com o São Paulo.
Sem falar na conquista da Libertadores de 2022, com o rubro-negro.
Nascido em Araraquara, interior paulista, Dorival Júnior, que é sobrinho do ex-meio-campista Dudu, parceiro de Ademir da Guia no Palmeiras, foi um bom volante nos anos 80 e 90.
Como treinador, trabalhou nas seguintes equipes: Ferroviária, Figueirense, Fortaleza, Avaí, Juventude, Criciúma, Sport, São Caetano, Cruzeiro, Coritiba, Vasco, Santos, Atlético-MG, Internacional, Flamengo, Palmeiras, Fluminense, Athletico, Ceará e São Paulo.
Na Seleção, Dorival vai reencontrar Neymar. Em 2010, o técnico foi demitido do Santos após discussão com o jogador, na época um garoto.
A estreia dele à frente do Brasil será nos amistosos contra Inglaterra, em 23 de março, e Espanha, três dias depois.