O carnaval está aí para alegrar a vida dos brasileiros de todos os estilos. Não importa se você é da folia ou sequer sossego, é possível curtir o feriadão gastando pouco. Quem dá as dicas é Marjorie Marcelino, da Febrabã, que adora carnaval.
Bom, para quem é folião como eu, a primeira dica é aproveitar os blocos de rua. É diversão garantida para a família, sem a necessidade de comprar ingressos. A segunda é criar a sua própria fantasia com roupas e alguns apetrechos que você já tem em casa.
No YouTube tem um monte de tutorial que ensina a fazer. Dá inclusive para reaproveitar materiais, como caixa de papelão. Retalhos, CDs e DVDs antigos para compor sua fantasia de forma criativa, econômica e ecológica.
Se você não gosta muito de fantasias, aposte em maquiagens e acessórios, como plaquinhas, frases divertidas, máscaras, colares bem baratinhos. Para as crianças, dá para criar fantasias incríveis gastando pouco. Uma camiseta branca, comprida e um pouco de gás e vira uma fantasia de múmia. Também é possível usar cartulinas, EVA ou tecido para fazer acessórios, como orelhas e rabos de animais. Há outra dica importantíssima. Cuidado com golpes e fraudes que são muito comuns no carnaval. Se for comprar bebidas em ambulantes, fique atento ao usar o cartão.
Confira o valor que aparece na tela e se ela estiver quebrada, não coloque o seu cartão na maquininha. Pode ser golpe.