Campanha da Fraternidade completa 60 anos; tema deste ano é “Fraternidade e Amizade Social”

Redação Vibenews

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Todos os anos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB, realiza a Campanha da Fraternidade.

O lançamento ocorre no período da Quaresma, que são os 40 dias de preparação que antecede a Páscoa na tradição cristã.

Todo ano, um tema novo é escolhido para ser trabalhado nas igrejas católicas e em outras comunidades cristãs, como forma de despertar a solidariedade de fiéis e a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução.

Este ano, a Campanha da Fraternidade completa 60 anos e o tema escolhido é “Fraternidade e Amizade Social”.

O foco, segundo a CNBB, é despertar para o valor e a beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os vínculos da amizade social.

Em mensagem, o Papa Francisco manifestou o desejo de que a Campanha auxilie as pessoas e comunidades do Brasil no “processo de conversão ao Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, superando toda divisão, indiferença, ódio e violência”.

História

A Campanha da Fraternidade nasceu na década de 1960, por iniciativa três padres que trabalhavam na Cáritas Brasileira e planejaram uma campanha para arrecadar recursos a fim de financiar as atividades assistenciais da instituição. Monsenhor Hilário Pandolfo, diretor nacional; padre Edmundo Leising, diretor regional (SP, MG, PR e MT); e monsenhor Aldred Schneider, diretor da Catholic Relief Services (CRS), órgão de assistência social da Conferência Episcopal dos EUA, apresentaram a proposta ao responsável pelo Secretariado Nacional da Ação Social da CNBB, dom Eugênio de Araújo Sales. À época administrador apostólico de Natal, o bispo acolheu a proposta e sugeriu que a primeira CF fosse realizada na arquidiocese de Natal.  

Antes disso, porém, uma iniciativa de monsenhor Expedito Sobral de Medeiros, também na arquidiocese de Natal,  motivou um gesto de solidariedade por jovens da Juventude Agrária Católica, na Semana Santa de 1958, considerado a primeira semente do que mais tarde germinaria como Campanha da Fraternidade.

Em 1962, nasce a CF na arquidiocese de Natal, com a adesão de três dioceses e um apoio financeiro dos bispos norte-americanos. No ano seguinte, 16 dioceses do Nordeste brasileiro realizam a CF, gerando uma exitosa experiência pastoral que repercutiu em todo o Brasil.  

Ainda em 1963, no dia 26 de dezembro, o secretário-geral da CNBB, dom Helder Camara, enviou carta circular a todos os bispos comunicando que a CF de 1964 seria em âmbito nacional e teria como tema “Lembre-se você também é Igreja”. A proposta recebeu a adesão de 70 das 184 dioceses instaladas no país até aquele momento. Em 1965, com o tema “Faça de sua paróquia uma comunidade de fé, culto e amor”, a CF foi realizada em 91 dioceses. 

O processo iniciado em 1964 marcou a Igreja no Brasil, tornando-se expressão de comunhão, conversão e partilha. No site de Campanhas da CNBB, esses três sinais são aprofundados: “Comunhão na busca de construir uma verdadeira fraternidade; conversão na tentativa de deixar-se transformar pela vida fecundada pelo Evangelho; partilha como visibilização do Reino de Deus que recorda a ação da fé, o esforço do amor, a constância na esperança em Cristo Jesus (Cf. 1Ts 1,3)”. 

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