A equipe baiana é a primeira da segunda divisão a garantir vaga na Série A de 2024.
O acesso foi confirmado neste domingo, quando o time bateu o Novorizontino, fora de casa, por 2 a 1, pela antepenúltima rodada.
Com isso, o Vitória chegou a 69 pontos, na liderança, e não pode mais ser alcançado pelo Sport, primeiro time fora do G4 e que chegou a 60, ao empatar com o vice-líder Atlético-GO por 0 a 0.
O time baiano, porém, ainda não é o campeão da Série B.
Mas o título pode ser confirmado na terça-feira, quando a rodada termina, se o Criciúma, fora de casa, não vencer o Guarani.
De resto, a briga pelas outras três vagas na Série A do ano que vem está acirrada.
O vice-líder Atlético-GO tem apenas cinco pontos a mais que o Guarani, nono colocado com um jogo a menos, exatamente o duelo desta terça com o Criciúma.
Entre eles aparecem, todos na briga: Criciúma, Juventude, Sport, Vila Nova, Novorizontino e Mirassol.
Sem esquecer que o Juventude também tem um jogo a menos, que também será jogado nesta terça, contra o lanterna e já rebaixado ABC.
Aliás, na parte de baixo da tabela, a rodada definiu mais um que vai pra terceira divisão, em 2024: o Londrina, que levou 4 a 1 do Vila Nova.
A duas rodadas do fim da Série B, os outros rebaixados ainda não foram definidos. Desses cinco times: Ituano, Ponte Preta, Tombense, Chapecoense e Sampaio Correa, dois cairão para a Série C.