Levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae, revela que a abertura de pequenos negócios no país segue em alta no país.
Considerando a base do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica da Receita Federal, o levantamento mostra que, entre janeiro e maio, o país ganhou 2 milhão, 210 mil novos negócios, considerando microempreendedores individuais, os MEIs, microempresas e empresas de pequeno porte.
O resultado é 25% superior ao verificado no mesmo período do ano passado e representa mais de 97% de todas as empresas iniciadas no país nos cinco primeiros meses de 2025.
Dá para dizer que, na média, foram abertos cerca de 14 mil, 733 novos pequenos negócios por dia no nosso país no período analisado.
O destaque, mais uma vez, fica por conta dos MEIs, que representam 77,4% das aberturas, seguidos pelas microempresas, com 18,5%, e pelas empresas de pequeno porte, respondendo por 4% do total.
Recorte por unidade da federação mostra São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro lideram os novos registros de CNPJ até maio.
Considerando os setores, o maior volume de pequenos negócios abertos foi no setor de Serviços, somente em maio, foram acrescidos mais de 260 mil novos negócios ao setor. Depois aparece o comércio, a indústria da transformação e a construção, nesta ordem.