Após 16 anos, o Brasil voltou a disputar uma final em Jogos Olímpicos, desta vez em Paris, na França. Na tarde deste sábado (14/8), a seleção brasileira reencontrou a equipe dos Estados Unidos e, pela terceira vez, ficou com a medalha de prata. As americanas conquistaram o ouro com uma vitória por 1×0.
Para chegar à grande decisão, a seleção brasileira teve uma campanha de recuperação notável na fase de mata-mata. Após se classificar em terceiro lugar na fase de grupos, com apenas uma vitória, o Brasil eliminou a França, dona da casa, nas quartas de final. Já nas semifinais, teve uma atuação brilhante e eliminou a Espanha, atual campeã mundial.
Na final, o primeiro tempo da partida foi equilibrado, com o Brasil começando melhor e tendo um gol anulado por impedimento. A goleira Lorena fez boas defesas, e o Brasil criou mais chances, mas o placar permaneceu zerado. No segundo tempo, os Estados Unidos abriram o placar aos 11 minutos, com um gol de Mallory Swanson. Apesar das substituições, incluindo a entrada de Marta, o Brasil não conseguiu empatar e viu os EUA crescerem na partida, encerrando o jogo com a vitória.
Agora, o Brasil acumula três medalhas de prata no futebol feminino nos Jogos Olímpicos, tendo sido vice-campeão também em Atenas (2004) e Pequim (2008), ambas perdendo para os Estados Unidos. Em todas as três finais, a seleção brasileira contou com a participação de Marta, um feito histórico que a torna recordista de medalhas no futebol brasileiro.
Com a prata no futebol e o bronze no vôlei feminino, o Brasil encerra sua participação nesta edição das Olimpíadas com um total de 20 medalhas: três de ouro, sete de prata e dez de bronze. A cerimônia de encerramento da competição acontece neste domingo (11/8), às 16h (horário de Brasília). Fonte: Ministério do Esporte