Brasil concentra 83% dos casos de dengue nas Américas

Redação Vibenews

Redação Vibenews

A Organização Pan-Americana da Saúde, OPAAS, alertou para o aumento de casos de dengue nas Américas. Até 26 de março deste ano, mais de 3,5 milhões de infecções e mais de mil mortes foram relatadas na região.
O diretor da OPAAS, Jarbas Barbosa, afirmou que isso é motivo de preocupação, pois representa três vezes mais casos do que os registrados no mesmo período de 2023. Um ano foi um recorde com mais de 4,5 milhões de casos registrados na região.

A dengue está em alta em toda América Latina e Caribe, porém os países mais atingidos são o Brasil com 83% dos casos, Paraguai com 5,3% e Argentina com 3,7%. No entanto, Barbosa alertou que também há um aumento de casos em países como Barbados, Costa Rica, Guadalupe, Guatemala, Martinique e México, onde a transmissão costuma ser maior no segundo semestre.

O diretor da OPAS também observou a presença do mosquito vetor e casos em novas áreas geográficas, levantando preocupação de que alguns países podem não estar preparados para enfrentar um aumento na transmissão. Vários fatores ambientais e sociais contribuem para a disseminação da dengue, incluindo o aumento das temperaturas, eventos climáticos extremos e o fenômeno El Nino.

O rápido crescimento populacional e a urbanização não planejada também desempenham um papel crucial.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Relacionados

Participe do Sorteio Cadastrando Abaixo!