Balanço da Micareta evidencia festa marcada por recorde de público e organização

Redação Vibenews

Redação Vibenews

O balanço da Micareta de Feira 2024, que ocorreu oficialmente entre os dias 18 e 21 de abril, porém, totalizou seis dias de festa, incluindo a quarta-feira e o arrastão com Thiado Aquino na segunda-feira, foi apresentado pelo prefeito Colbert Martins Filho e secretários municipais em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (25), no Paço Municipal Maria Quitéria. Cerca de 2 milhões de foliões participaram de todos os circuitos, somando todos os dias de celebração.

O prefeito Colbert Filho expressou que os dados divulgados demonstram uma das melhores edições da Micareta de Feira em toda a sua história. “Conseguimos ampliar o circuito para 2km de extensão, criamos mais espaços alternativos como o Micareta Kids e o Micareta Pet, o que resultou em uma festa ainda maior que a do ano passado, com mais participantes nas ruas e uma atmosfera mais tranquila. Os índices e números destacam uma Micareta de grande participação popular e ao mesmo tempo marcada pela paz”, enfatizou.

O secretário de Prevenção à Violência, Moacir Lima, reiterou que nenhuma grave ocorrência foi registrada durante o evento. Ele destacou o funcionamento de uma sala de gerenciamento de crise da SEPREV, instalada no circuito, que resultou em importantes ações preventivas na avenida. Durante os quatro dias oficiais da Micareta, 200 guardas municipais estiveram ativos.

Comunicação

A secretária municipal de Comunicação Social, Renata Maia, apresentou os números da cobertura oficial da Micareta de Feira. Foram produzidas 182 matérias pela equipe de jornalismo, com 112 mil acessos ao site oficial da Prefeitura apenas durante os dias de festa. Houve 36 horas de transmissão ao vivo pela TV Feira, mais de 1.000 citações da Micareta em veículos de imprensa estaduais e nacionais, 350 mil visitas ao Instagram oficial da festa, além de 973 posts nas redes sociais da Prefeitura durante o período do evento. Mais de 60 profissionais de imprensa de vários veículos da Bahia e do Brasil foram assistidos no Camarote da Comunicação.

“Meu agradecimento a toda a imprensa que levou a Micareta de Feira para os quatro cantos do Brasil e do mundo. Como também agradeço a toda a minha equipe da Secretaria de Comunicação, que trabalhou dia, noite e madrugada para garantir a cobertura mais completa possível da festa”, declarou Renata.

Para todos os públicos

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro Filho, destacou que a Micareta 2024 foi “maior e para todos os públicos”. Observou que a redução dos índices de violência está diretamente relacionada à medida estabelecida desde o ano passado de permitir mais espaço para o folião na avenida. “Com as barracas de comidas e bebidas melhor organizadas, o folião tem mais espaço. E isso evita muitos problemas”, ressaltou.

Jairo também notou que todos os espaços e circuitos registraram sucesso de público. Além do sucesso dos novos espaços Micareta Kids e Micareta Pet, o Palco Reggae Vibes esteve lotado todos os dias e já pode ter um espaço maior no próximo ano. O Palco After Universitário atraiu muitos jovens, o Pranchão na avenida Maria Quitéria com shows que atraíram muitas pessoas, o Palco Luciano Mello foi um sucesso mais uma vez, especialmente com artistas descendo do trio e interagindo, além do Circuito Charles Albert, que relembrou as antigas micaretas e foi um local escolhido por muitas famílias.

Redução de atendimentos no Hospital

Outro aspecto que evidencia uma Micareta mais tranquila este ano foi a redução de 17% no número de atendimentos no posto de saúde e no hospital montado no Circuito Maneca Ferreira. Foram atendidos 406 pacientes, sendo 282 no hospital e 124 no posto de saúde. Além disso, foram realizadas 1.255 vistorias da Vigilância Sanitária, com 314 apreensões de alimentos e bebidas em condições inadequadas para consumo. Foram feitos ainda 1.840 testes rápidos para detecção de ISTs, além da distribuição de cerca de 21 mil preservativos.

Assistência social garantida

A assistência social foi garantida aos foliões durante a Micareta. O secretário de Desenvolvimento Social, Denilton Brito, apresentou os números das ações da pasta. Foram realizadas 4.140 abordagens no circuito Maneca Ferreira; 2.403 orientações sobre Trabalho Infantil; além de 1.787 identificações de crianças. 50 crianças e adolescentes foram acolhidos no Espaço Criança e realizados 30 atendimentos do Conselho Tutelar relacionados a violações dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Denilton destacou ainda as ações da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, salientando que a parte de iluminação funcionou sem interrupção durante toda a Micareta. O secretário que também responde pela SESP destacou ainda o apoio às Cooperativas de Catadores, garantindo uma festa mais limpa e sustentável. Cerca de 14 toneladas de resíduos foram coletados por dia durante a Micareta.

O superintendente municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, Maurício Carvalho, destacou que o PROCON atuou com 1.015 vistorias de orientação técnica para ambulantes, depósitos de bebidas e barracas de alimentos. Além da distribuição de 2.900 abanadores informativos.

Trânsito e Mobilidade Urbana

O superintendente municipal de Trânsito, Cleudson Almeida, informou que a SMT atuou com 100 Agentes de Trânsito, 10 viaturas, 08 motocicletas e 04 guinchos. O órgão também realizou ações de abordagens, orientações sobre rotas alternativas, acompanhamento de comitivas de autoridades, artistas e equipes de produção, 80 escoltas com motociclistas para os trios elétricos, além de varreduras diárias, sempre antes do início dos desfiles das atrações, para retirar veículos do circuito.

O secretário de Mobilidade Urbana, Sérgio Carneiro, observou que o trabalho da SEMOB foi iniciado antes dos dias oficiais da Micareta, com a vistoria obrigatória de veículos que tiveram acesso ao circuito. Foram 313 veículos vistoriados, sendo 275 carros pequenos, 24 trios, 8 mini-trios e 2 carros de apoio. Em relação ao transporte durante os dias de folia, foram transportados 592 passageiros pela empresa Rosa e 273 pela São João.

“O que mostra que a maior parte dos foliões optaram por veículos de aplicativo”, observou Sérgio. Ele destacou ainda a demarcação de espaços para mototaxis, táxis, ônibus e STPAC próximos ao circuito principal da festa, e ressaltou aplicativos disponibilizados pela SEMOB, como o KIM+, Cittamobi e Mobizap.

Fonte: PMFS

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Relacionados

Participe do Sorteio Cadastrando Abaixo!