Anvisa autoriza farmácias a manter entrega de remédio controlado na casa dos pacientes

Crédito: Pixabay
Redação Vibenews

Redação Vibenews

Remédios controlados continuarão sendo entregues na casa dos pacientes.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, tornou definitiva a prática, que foi autorizada durante a pandemia de covid 19, em caráter provisório.

Remédios controlados são aqueles cuja receita deve ficar retida na farmácia.

Apesar de tornar definitiva a possibilidade de entrega remota de medicamentos controlados, a Agência modificou algumas regras em relação ao que estava em vigor durante a pandemia,

A quantidade máxima de remédios por receita para a entrega remota diminuiu.

Durante a pandemia, era permitida a entrega de 18 ampolas ou quantidade suficiente para seis meses de tratamento de certos tipos de medicamentos com controle especial. Agora, podem ser entregues cinco ampolas ou quantidade para 60 dias de tratamento do mesmo medicamento.

Para entregar o remédio controlado no domicílio do paciente, farmácias e drogarias também devem cumprir algumas obrigações.

O estabelecimento deve buscar a receita médica ou receber em formato eletrônico antes de fazer a entrega e o estabelecimento precisa reter a via original da prescrição

As informações da receita devem ser checadas, como tipo, quantidade e validade e, no momento da entrega, devem ser colhidas as assinaturas necessárias.

As farmácias e drogarias também ficam obrigadas a manter os registros de todas as transações para acompanhamento do paciente e fiscalização pelas autoridades sanitárias.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Relacionados

Participe do Sorteio Cadastrando Abaixo!