Anatel determina suspensão imediata da venda de centrais 0800, que estão sendo usadas em golpes

Redação Vibenews

Redação Vibenews

Você, provavelmente, já recebeu no seu celular uma mensagem de texto informando sobre uma transação suspeita de valor alto em uma compra ou transação e Pix e solicitando que entre em contato com uma suposta central de atendimento para esclarecer a questão.

Esse tipo de golpe que explodiu no país chama a atenção principalmente por envolver uma central com o prefixo 0800, que é um serviço telefônico onde quem arca com o custo da ligação é a empresa que a recebe, não o cliente que faz a chamada.

É bastante usado por empresas grandes e órgãos públicos para serviço de atendimento ao cliente. E, por isso, o uso da centra 0800 acaba sendo uma isca e tanto para cair no golpe.

Atenta a questão, a Anatel determinou nesta semana que as operadoras que comercializam números 0800 suspendam imediatamente as vendas.

O órgão regulador quer que as operadoras, em conjunto, elaborem medidas para coibir o uso irregular do prefixo 0800 e as implementem ainda este ano, até o dia 27 de dezembro.

A Agência deu sugestões. Entre elas, um mecanismo para suspender imediatamente o número quando houver indícios do uso para fraudes, e até mesmo o bloqueio definitivo da numeração, caso o assinante preste esclarecimentos insuficientes.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Relacionados

Participe do Sorteio Cadastrando Abaixo!