Compartilhe:

Alta inadimplência é desafio para as famílias brasileiras

A alta inadimplência no país é um desafio para as famílias e para o poder público. Apesar do cenário econômico relativamente positivo, o número de consumidores com contas atrasadas no Brasil continua a crescer.

De acordo com o levantamento realizado pela CNDL, Confederação Nacional de Dirigentes Logistas e pelo SPC Brasil, Serviço de Proteção ao Crédito, as principais causas da inadimplência foram os imprevistos, como destaca Merula Borges, coordenadora financeira e administrativa na CNDL.

Como principal causa apontada pelos entrevistados, a gente teve os entrevistos, sejam eles relacionados a algum item de saúde, ou mesmo da casa, do carro, seguido pela redução de renda e aí vem também a falta de controle do orçamento em quarto lugar.

A falta de organização financeira também influencia o cenário e para 84% dos inadimplentes, que tar dívidas vai comprometer o poder público. Pagamento de contas básicas. A coordenadora financeira e administrativa na CNDL ressalta as principais contas em atraso dos consumidores e na de implantes.

As contas que mais ficaram em atraso foram as contas do cartão de crédito seguidos por água luz e aí depois disso vem as contas relacionadas a cheque especial já aquelas que mais negativaram foram as contas relacionadas a bancos e financeiras mesmo por exemplo o cartão de crédito, o empréstimo dos financiamentos e o crediário.

Em relação às maiores dificuldades para quitar as dívidas atrasadas, 21% citam o fato de não ter de onde tirar o dinheiro, 19% a queda de renda e 14% o desemprego. Já as dívidas apresentam valor médio de R$ 4.748.

Participe do Sorteio Cadastrando Abaixo!