Compartilhe:

Agosto terá tempo seco e calor na maior parte do País

O mês de agosto é conhecido pela estiagem em grande parte do Brasil, e este ano não será diferente conforme prevê o Instituto Nacional de Meteorologia, o IMET, de acordo com o meteorologista Heráclio Alves, chuvas significativas devem ocorrer apenas na região norte.

O inverno, estação em que estamos, é geralmente caracterizado por temperaturas baixas e clima seco em boa parte do país, com manhãs frescas e tardes mais quentes. Segundo o IMET, essa previsão também. Também se confirma para este agosto, mas a temperatura deve ser mais elevada do que nos anos anteriores. Importante também ficar atento à umidade do ar.

Junto com a estiagem, a baixa umidade pode, por exemplo, aumentar os focos de queimadas. É um período em que as temperaturas em elevação, baixa umidade e vegetação já ressecada, então aumenta o risco de ocorrência de focos de queimadas.

É um período também em que os ventos ficam maciosos. É um período de bastante atenção durante esse mês de agosto. Ou seja, vai ser um período que tem uma tendência a ele ser mais quente do que o normal e mais seco também. Vale lembrar que uma parte do Brasil já enfrenta a seca meses, enquanto outra enfrentou fortes chuvas recentemente.

Devido a esse acúmulo de chuva, a Agência Nacional de Energia Elétrica atualizou as bandeiras de energia nesta terça-feira. A bandeira amarela foi alterada para verde, indicando que não há custo extra para o consumidor.

Participe do Sorteio Cadastrando Abaixo!