A campanha de vacinação antirrábica em Feira de Santana contará com o reforço dos agentes de combate às endemias, que irão atuar na proteção de cães e gatos contra a raiva, somando esforços às equipes da Unidade de Controle de Zoonoses (UCZ).
Na manhã desta quinta-feira (14), os profissionais participaram de mais uma edição do curso “Mais Saúde com Agente”, recebendo capacitação para a vacinação animal. “Essa ajuda será de grande importância. Vamos conseguir cobrir uma área maior, atingir mais animais na sede e na zona rural, além de acelerar o processo de imunização”, destacou Gabriel Cavalcante, coordenador da Unidade de Controle de Zoonoses.
A campanha começa oficialmente na próxima segunda-feira (18) e segue até 30 de setembro. A meta no município é vacinar 58.314 animais — sendo 17.494 gatos e 40.820 cães. No entanto, Feira já iniciou de forma antecipada a aplicação das doses levando a imunização nesta semana para o distrito de Humildes. Também está disponível na sede da UCZ, situada na avenida Eduardo Froes da Motta, Pedra do Descanso.
REFORÇO FUNDAMENTAL
A coordenadora de Endemias, Priscila Soares, lembra que, embora a vacinação animal não seja mais função dos agentes de endemias, muitos aceitaram participar como colaboradores. “Vamos contar com 80 agentes trabalhando na campanha. Esse reforço será fundamental para ampliar o alcance da vacinação”, afirmou.
Para alguns profissionais, como Darlene Aparecida de Cerqueira, agente há 26 anos, a participação é motivo de orgulho. “O apoio é muito bom porque a gente consegue alcançar uma quantidade maior de animais”, relatou.
Segundo a médica-veterinária da UCZ, Laís Passos, devem ser vacinados todos os animais saudáveis a partir de três meses de idade. “Eles precisam estar livres de estresse, sem sinais de doenças e, no caso dos gatos, acondicionados em caixas de transporte. Já os cães devem estar com coleira ou corrente”, orientou.
A UCZ reforça que a revacinação é necessária para animais imunizados há 12 meses, sendo esta a forma mais eficaz de prevenir e controlar a raiva.