É fácil perceber que a cada dia o brasileiro está mais conectado à internet, especialmente por conta dos smartphones, seja para fazer aquela chamada de voz, assistir um vídeo, interagir nas redes sociais ou saber os fatos do momento, tudo na palma da mão e em qualquer lugar.
98,8% dos usuários acessam a internet pelo celular, de acordo com dados da Pesquisa Nacional para Mostra de Domicílios, penade contínua divulgada nesta sexta-feira. Por outro lado, o acesso à rede mundial por meio de um computador ou laptop reduziu de mais de 60% em 2016 para 34,2% em 2023.
O acesso também está mais inclusivo. O percentual de idosos usando a internet, por exemplo, saltou de 24,7% em 2016 para 66% em 2023. Crescimento registrado também entre as pessoas de menor escolaridade, como destaca o analista do IBGE, Gustavo Jean Quinto.
Hoje, elas são feitas em boa parte por meio da internet, atividades cotidianas mesmo, por exemplo, encomendar uma refeição, solicitar um transporte, esse avanço da internet no cotidiano da população, da sociedade, isso pode estar, vamos dizer assim, contribuindo, favorecendo que a população idosa e mesmo as pessoas sem instituição, de uma certa forma elas sejam inseridas nesse meio de uso da internet.
A pesquisa revela também uma queda, mesmo que pequena, no uso da internet entre crianças de 10 a 13 anos, de 84,9% em 2022 para 84,2% em 2023. 97,6% dos estudantes da rede privada e 89,1% dos estudantes da rede pública utilizaram internet no ano passado. Entre os estudantes da rede pública, 30,5% acessaram de graça na escola ou em bibliotecas.