A pequena Miriam da Silva, de 6 anos, saiu da Unidade de Saúde da Família Rocinha I com o cartão de vacinação atualizado. A mãe, Denise Santana da Silva, 27, aproveitou a Campanha de Multivacinação para garantir a dose contra a gripe e deixar em dia a proteção da filha.
Demonstrando coragem, Miriam não teve medo em receber a vacina no braço. Logo após a aplicação, ganhou um “certificado de coragem” das profissionais da unidade e saiu sorridente.
A mãe, Denise, comemorou a iniciativa da campanha. “Essas ações são muito importantes, porque às vezes a gente acaba esquecendo de olhar o cartão. Com a mobilização, fica mais fácil manter tudo em dia”, contou.
Desde o último dia 6 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde está mobilizando toda a rede para atualizar a caderneta de vacinação de crianças, adolescentes e adultos. Todas as vacinas disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) estão sendo ofertadas nas unidades.
A campanha também tem como foco adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não receberam a vacina contra o HPV, além de reforçar a imunização contra o sarampo. A vacina tríplice viral deve ser aplicada em duas doses para pessoas de 12 meses a 29 anos, com intervalo de 30 dias, e em dose única para o público de 30 a 59 anos. Profissionais de saúde também devem receber duas doses.
Segundo a chefe de Controle Epidemiológico, Verena Leal, todas as unidades estão abastecidas com vacinas que protegem contra sarampo, tétano, hepatite, gripe, coqueluche, meningite, COVID-19, HPV, febre amarela, difteria, entre outras doenças.
“É importante que pais e responsáveis levem a caderneta de vacinação para que as doses sejam atualizadas corretamente”, orienta.
Dia D de Vacinação
O Dia D da Campanha está marcado para o dia 18 de outubro (sábado). Vinte e cinco unidades de saúde estarão abertas das 7h às 13h, além de um ponto especial de vacinação no Shopping Avenida, das 10h às 20h.
Participam da mobilização todas as sete unidades do programa Saúde na Hora, as unidades situadas nas sedes dos distritos, cinco EAPs (antigas UBSs) — Irmã Dulce, Cassa, Mangabeira, Subaé, Serraria Brasil e Dispensário Santana —, além das Unidades de Saúde da Família do CSU, Baraúnas, Caseb II e Asa Branca II.