O Brasil tem mais de 124 mil farmácias espalhadas por todo o país. Desse universo, 83,7% são microempresas (ME) ou empresas de pequeno porte (EPP). Somente até o último dia 30 julho, 5.814 novos pequenos negócios haviam sido criados nesse segmento. Entretando, mesmo com a grande quantidade de estabelecimentos, a avaliação é de que ainda há espaço para aumentar as vendas e conquistar mais clientes.
De acordo com a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), em 2025, o faturamento total do segmento ultrapassará R$ 200 bilhões, com um crescimento contínuo impulsionado pela expansão das redes e pela crescente demanda por medicamentos e produtos de saúde – em 2024, o ramo já registrou um aumento de 14% no faturamento, que chegou a R$ 103 bilhões.
O Sebrae preparou uma série de dicas para os empreendedores que querem se destacar neste mercado tão competitivo. “Para trabalhar no setor farmacêutico, a pessoa tem que estar atenta à alta concorrência nas grandes cidades, mas, ao mesmo tempo, considerar o aumento da demanda. O envelhecimento da população, fatores relevantes relacionados ao sedentarismo, questões emocionais, por exemplo, geram demanda de medicamentos”, avalia a gestora de Competitividade do Sebrae, Consuelo Mello.