Compartilhe:

Conta de luz continua pesando mais no bolso no consumidor em setembro

A conta de luz continua pesando mais no bolso do consumidor neste mês de setembro. 

A Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, manteve acionada a bandeira tarifária vermelha, patamar 2, o que significa cobrança extra de 7 reais e 87 centavos para cada 100kWh consumidos.  

Esse é o quarto mês seguido que bandeira vermelha, sendo o segundo mês consecutivo no maior patamar. Em junho e em julho, a bandeira vermelha ficou no patamar 1, com cobrança extra ligeiramente menor.

Por causa da falta de chuvas volumosas nos últimos meses, os níveis dos reservatórios do Sistema Interligado Nacional estão baixos, um cenário desfavorável para a produção de energia pelas hidrelétricas.   

Com isso, há necessidade de maior acionamento de usinas termoelétricas, que têm maiores custos de geração. Esses custos acabam sendo repassados para o consumidor.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel em 2015 para indicar aos consumidores os custos da geração de energia no Brasil. Ele reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.

Pela regra anterior, que previa o repasse somente nos reajustes tarifários anuais, o consumidor não tinha a informação de que a energia estava cara naquele momento e, portanto, não tinha um sinal para reagir a um preço mais alto.

Participe do Sorteio Cadastrando Abaixo!