Compartilhe:

Bata de Feijão da Cidade da Cultura acontece neste domingo, às 14h

A Cidade da Cultura realiza neste domingo, 7, a partir das 14h, a 2ª edição da Bata de Feijão, manifestação tradicional da zona rural de Feira de Santana. O evento tem a participação de caceteiros e biatadeiras do distrito de Tiquaruçu. A entrada será solidária, mediante doação de 1kg de alimento não perecível.

A Bata de Feijão é uma tradição em que, após a colheita, homens e mulheres se reúnem para separar o grão das vagens em um ritual coletivo. De forma ritmada, os caceteiros batem as vagens com pedaços de madeira, enquanto as biatadeiras peneiram os grãos. A atividade, regada a cantos de colheita e acompanhada de cachaça, transformava o trabalho em celebração comunitária, marcada por gratidão pela fartura.

Para o fundador da Cidade da Cultura e mestre da cultura popular, Asa Filho, a iniciativa busca preservar essa tradição que é ameaçada pelo avanço tecnológico. “Hoje é a máquina que cata o feijão. Antes, eram os homens e mulheres fortes do campo, em um verdadeiro rito de celebração da colheita. Como esse costume se perdeu, fazemos agora como uma festa, para que não seja esquecido”, explica.

A 2ª Bata de Feijão da Cidade da Cultura é um projeto contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro da Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.

Cidade da Cultura

Fundada em 2004 por Asa Filho, a Cidade da Cultura é um espaço dedicado à preservação e difusão da cultura sertaneja. Reunindo objetos, memórias, sabores e saberes do sertão e do interior baiano, oferece música, comidas típicas e experiências que valorizam as tradições locais. Reconhecida como Ponto de Memória da Caatinga, está localizada na Rua H, nº 170, Conjunto João Paulo II, em Feira de Santana.

Participe do Sorteio Cadastrando Abaixo!