Compartilhe:

Mais barato no campo, café também já custa menos em alguns supermercados

O preço do café deve começar a cair apenas a partir do ano que vem e pode não retornar ao mesmo patamar de alguns anos atrás.

Para alívio de muito consumidor, o preço do café está em queda livre, no campo, movimento que já chega a alguns supermercados.

O arábica é negociado pouco abaixo dos dois mil reais a saca, tombo de 15 por cento, só em junho.

Enquanto o robusta sai na casa de mil e 100.

A queda, nesse caso, está ligada ao avanço da colheita, com o início da nova safra.

Vale destacar que o preço do café ainda é alto, consequência de problemas climáticos que prejudicaram o cultivo, nos últimos meses, no Brasil e no Vietnã, os maiores produtores do mundo.

De acordo com o IBGE, em um ano, entre 2024 e janeiro de 2025, o café moído ficou 82% mais caro. Só no mês passado, a alta foi de 4,6%.

A disparada do preço do café começou no ano passado, com problemas climáticos que afetaram a produção. Na sequência, veio o interesse de novos mercados no exterior pelo nosso produto, em especial os chineses, que aumentaram a compra de café brasileiro em mais de 12 vezes no período de 10 anos.

Diante da alta, os estabelecimentos também registraram queda no consumo da bebida. Dados da Associação Brasileira da Indústria do Café mostram que, durante os primeiros quatro meses de 2025, as compras caíram 5%.

Participe do Sorteio Cadastrando Abaixo!