Compartilhe:

Dia da Páscoa: data, como é calculado, significado

A Páscoa, também é chamada de Domingo da Ressurreição. Assim, ela celebra a ressurreição de Jesus Cristo, segundo a tradição cristã. 

A Páscoa de 2025 para os cristãos é celebrada em 20 de abril. Isso porque o equinócio da primavera para o Hemisfério Norte acontece em 20 de março, e a primeira lua cheia após o equinócio da primavera será em 13 de abril, um domingo.

Veja mais sobre “Dia da Páscoa” em: https://brasilescola.uol.com.br/pascoa/datadapascoa.htm

Por que a Páscoa muda de data a cada ano?

“O dia da Páscoa é a data mais importante do calendário litúrgico do cristianismo, relembrando a crucificação de Jesus Cristo e celebrando a sua ressurreição. É a celebração mais importante porque atesta, para os fiéis do cristianismo, o caráter divino de Jesus e confirma a mensagem trazida pelos Evangelhos.

A Páscoa é uma celebração que possui datas móveis, portanto acontece em diferentes dias a cada ano. A escolha das datas da Páscoa foi estabelecida pela Igreja Católica durante o Primeiro Concílio de Niceia, em 325. Por meio desse evento, determinou-se que o equinócio da primavera (no Hemisfério Norte) e as fases da Lua determinariam o dia da Páscoa.”

“A definição de lua cheia para a Igreja Católica é diferente da definição astronômica. A Igreja se baseia nas tabelas eclesiásticas, que determinam os ciclos da Lua de maneira própria.

No caso dessas tabelas, a lua cheia eclesiástica ocorre em 13 de abril, diferentemente da lua cheia astronômica, que ocorre no dia 12 de abril. Levando em consideração a lua cheia eclesiástica, o domingo mais próximo dessa data é o domingo de 20 de abril, o Domingo de Páscoa.

Essa tradição baseada no Concílio de Niceia permanece até hoje, e o dia da Páscoa varia em função dela. Os dias do Carnaval e do período da Quaresma também existem em função do dia da Páscoa. Esse processo de instituição de comemoração da Páscoa também assimilou vários mitos do Norte da Europa, como o mito da deusa germânica Ostara, com o qual estão relacionados os símbolos dos ovos e do coelho. Hoje em dia, todos esses elementos se entrelaçam com a indústria dos ovos de chocolate, formando a festa que comemoramos.

A celebração cristã da Páscoa inclui elementos já tradicionais, como o jejum da Quaresma (os quarenta dias que antecedem a Páscoa) e a realização de missas, em especial durante a Semana Santa e no próprio dia de Páscoa. Muitas famílias se reúnem para fazer uma celebração, e várias encenações da crucificação de Cristo — conhecidas como Paixão de Cristo — são realizadas.”

Participe do Sorteio Cadastrando Abaixo!