Compartilhe:

Anvisa suspende venda e uso dos chamados ‘chips da beleza’

Foto: Divulgação

O que prometia transformar o corpo está agora no centro de um alerta de saúde. A Anvisa informou na última sexta-feira que vai suspender a manipulação, comercialização, propaganda e o uso dos chamados chips da beleza em farmácias de manipulação de todo o Brasil.

A decisão, que vai ser publicada no Diário Oficial da União, tem como objetivo prevenir riscos à saúde. Os implantes hormonais, amplamente utilizados para fins estéticos como o emagrecimento, ganho de massa muscular e anti-velhecimento, têm causado preocupações entre entidades médicas. E o motivo? Segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, há um aumento no número de pacientes com complicações graves, como hipertensão, arritmias cardíacas, além de efeitos estéticos adversos como o acne, queda de cabelo e alterações na voz.

Desde 2023, o Conselho Federal de Medicina já havia proibido. A prescrição de terapias hormonais para fins estéticos. Agora, com a nova resolução, a Anvisa alerta que os chips da beleza nunca passaram por avaliação de segurança para essas finalidades. A agência recomenda que pacientes em uso desses implantes procurem o médico imediatamente para reavaliar o tratamento. Qualquer reação adversa deve ser notificada a Anvisa.

Participe do Sorteio Cadastrando Abaixo!