A vacina contra o HPV é uma das principais ferramentas na prevenção do câncer de colo do útero. Em Feira de Santana, mais de 10 mil doses foram aplicadas este ano, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
A enfermeira referência técnica em saúde da mulher da SMS, Alessandra Magalhães, ressalta que apesar de ser um dos tipos de câncer mais comum, a vacina é uma maneira eficaz de evitar a doença. “O imunizante é seguro e protege contra os tipos mais graves do HPV, que são o 16 e o 18”, explicou.
O imunizante está disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs). O esquema vacinal é composto por dose única para meninas e meninos de 9 a 14 anos. A vacina também é indicada para vítimas de abuso sexual e pessoas imunossuprimidas, entre 15 e 45 anos, que ainda não se vacinaram ou têm esquema incompleto.
Além disso, pessoas que vivem com HIV, pacientes transplantados de órgãos sólidos ou de medula óssea, pacientes oncológicos, e usuários de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) entre 15 e 45 anos também podem receber a dose.
Para tomar a vacina, é necessário apresentar documento de identidade, cartão SUS e caderneta de vacinação. Crianças e adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou de um responsável legal.
Visando ampliar o acesso, as USFs do programa “Saúde na Hora” funcionam em horário estendido, das 8h às 20h30. As unidades participantes incluem: Campo Limpo I, V e VI; Liberdade I, II e III; Queimadinha I, II e III; George Américo III e IV; Campo Limpo IV; Parque Ipê I, II e III; Videiras I, II e III; Rua Nova II, III e Barroquinha.