Na semana marcada pelo Dia do Pediatra, aproveitaremos a data para lembrar que acompanhamento pelo médico especializado em cuidar da saúde de bebês e crianças é fundamental e deve começar antes mesmo do nascimento. A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria é que a primeira consulta ocorra a partir da 32° semana de gestação.
Ter um pediatra de confiança desde o momento da chegada da criança é importante, principalmente porque os recém-nascidos e lactentes até 6 meses são uma população mais suscetível a infecções, já que ainda não têm um sistema imunológico completamente desenvolvido, especialmente quando falamos de infecções respiratórias graves, como aquelas associadas ao Vírus Sincicial Respiratório, como destaca o pediatra e infectologista Marcelo Otsuka.
Dados da plataforma Infogripe, da Fiocruz, mostram que as complicações causadas por vírus sincicial respiratório têm crescido no Brasil. Só no ano passado, o nosso país registrou, em média, 419 internações por dia – foram 153 mil internações, no total, um aumento de 24% em relação a 2022 ¹.
De janeiro até o dia 20 de julho deste ano, foram mais de 22 mil casos em pequenos de até 2 anos de idade; no mesmo período de 2023, para comparação, foram registrados cerca de 1500 casos a menos nessa faixa etária.
O cuidado especializado com a saúde da criança precisa começar antes mesmo do seu nascimento, por isso, não deixe de incluir o acompanhamento do pediatra desde a gestação