A bateria é um dos principais fatores na hora de escolher um celular novo, e cuidar dela ajuda a prolongar a vida útil do dispositivo. Uma tarefa importante, já que os aparelhos são utilizados para praticamente tudo, nos comunicar, entreter, registrar momentos especiais e até realizar transações financeiras. As baterias naturalmente se desgastam com o tempo, mas há práticas capazes de atrasar este processo.
É o que explica Rafael Aquino, gerente sênior de produto de Mobile Experience da marca Samsung no Brasil. O primeiro ponto é se atentar aos diversos mitos relacionados à saúde da bateria dos smartphones. Atualmente o ideal é evitar que a bateria descarregue completamente, em contraponto a uma crença comum. Também não há problema em deixar o celular carregando durante a noite, uma vez que o carregador para de alimentá-lo quando atinge 100%. Também recomendo o uso de carregadores e cabos originais, além de manter o software atualizado para sua versão mais recente. Isso porque as atualizações podem promover um melhor gerenciamento de recursos e eficiência geral do dispositivo, corrigindo processos para consumirem menos bateria ou até introduzindo novos recursos de economia segundo o Aquino.
É importante destacar também as atualizações de segurança, que protegem os smartphones de programas maliciosos que rodam em segundo plano, consumindo bateria e colocando em risco as informações do usuário. Os novos dobráveis da Samsung Galaxy Z Fold 6 e Z Flip 6 trazem bateria e câmeras potentes e ainda oferecem até sete anos de atualização de sistema e segurança, otimizando o ciclo de vida dos dispositivos, mantendo-os seguros e equipados com todos os recursos Galaxy mais recentes.