Período para que vereadores e vereadoras troquem de partido sem correr o risco de perder o mandato termina nesta semana.
A chamada janela partidária termina na sexta-feira, dia 5 de abril;
A janela partidária está prevista na Lei das Eleições. É período de um mês que acontece em anos eleitorais onde, aqueles que estão em fim de mandato, podem fazer a mudança sem correr o risco de ser penalizado.
É que trocas de legenda fora desse período são consideradas infidelidades partidárias quando o político não apresenta uma justa causa – e ele acaba perdendo o cargo.
É que a Justiça Eleitoral entende que os mandatos pertencem aos partidos, não ao político eleito.
Vários fatores influenciam a decisão de trocar ou permanecer em uma legenda e as movimentações que ocorrem durante a janela partidária acabam servindo como como termômetro das candidaturas – dá uma ideia de como cada político está enxergando todo o panorama eleitoral e como está vendo os resultados das pesquisas de intenção de voto.
Importante ressaltar que a janela partidária é aberta sempre em ano eleitoral e beneficia aqueles que estão no final do mandato. Esse ano, vale apenas para vereadores e vereadoras porque é o cargo para o qual elegeremos ou reelegeremos representantes este ano.
Em 2026, por exemplo, quando as eleições serão nacionais, a regra beneficiará deputadas e deputados distritais, estaduais ou federais.