Compartilhe:

Chocolate deve ser consumido com moderação alerta nutricionista

A Páscoa chegou, e com ela os chocolates. A expectativa para a data é grande, principalmente por parte das crianças, que não abrem mão de receber os deliciosos ovos de Páscoa. Mas é preciso atenção. Apesar de irresistíveis, esses produtos precisam ser consumidos com Pois o excesso pode prejudicar a saúde, como alerta a nutricionista do Hospital Universitário Casuru, Marcela Oliveira. Recomenda o consumo de chocolate, porém de forma moderada. Isso é mais ou menos 30 a 60 gramas, que seria três tabletes de chocolate.

Os prejuízos para a saúde decorrentes do consumo excessivo de chocolates podem ser a curto e a médio prazo, segundo a nutricionista. Dependendo do chocolate, ele pode trazer um malefício como dor de barriga, diarreia. Ele pode trazer esse mal-estresse consumido em grande quantidade. Vai acabar auxiliando para o ganho de peso, vai aumentar os níveis de açúcar no sangue, tem a possibilidade de adquirir caridentária, então o chocolate consumido em excesso ele pode trazer alguns malefícios.

A especialista também orienta para a escolha do chocolate. Prefira os chamados amargo ou meio amargo, com teor de 50% a 70% de cacau, pois são os mais saudáveis. Eles possuem antioxidantes capazes, por exemplo, de combater inflamações. Conforme Marcela Oliveira, os chocolates com menor teor de cacau, incluindo o branco, devem ser evitados, uma vez que são ricos em açúcar e gordura. O açúcar em excesso pode contribuir para diversas doenças. Ele pode principalmente fazer com que você aumente seu peso, aumentar o risco para desenvolver diabetes tipo 2, doenças cardíacas, hipertensão e até. Outras doenças crônicas. Por isso que a gente sempre orienta que o consumo de chocolate rico em açúcar seja reduzido.

Os rótulos dos chocolates trazem a composição do produto e a nutricionista recomenda que preste atenção neles. Prefira chocolates com maior teor de cacau e menor quantidade de gordura e açúcar.

Participe do Sorteio Cadastrando Abaixo!