Compartilhe:

O outono começou nesta quarta-feira exatamente à meia-noite e seis minutos.

O outono começou nesta quarta-feira exatamente à meia-noite e seis minutos. O Instituto Nacional de Meteorologia, em Met, alerta que as chuvas devem continuar. Segundo o meteorologista Ricardo Bahia, as temperaturas ainda devem cair no mês de maio.

Em alguns momentos, as temperaturas elevadas e as pancadas de chuvas típicas de verão, principalmente na primeira parte da estação, esses próximos dias do mês de março e no decorrer do mês de abril, que ainda é o período chuvoso em parte do território brasileiro, e já na segunda parte da estação, a partir de maio, que o tempo começa a mudar. A gente já começa a ver uma característica mais típica de inverno, a redução das chuvas, as temperaturas em média começam a ser ativamente.

A expectativa é que as regiões Sul e Sudeste registrem chuva acima da média, Norte. Norte, nordeste e centro-oeste devem ficar num patamar pouco abaixo do comum e o calorão deve continuar nos próximos meses. É a pendência desse próximo treinesto que as temperaturas continuem elevadas em praticamente todo o território brasileiro, especialmente no centro-norte do Brasil, região central, áreas ainda de Minas Gerais, além do interior e boa parte do nordeste e da região onde as temperaturas podem ficar entre dois a três graus acima da média. O que também favorece incêndios florestais, lembra o meteorologista Ricardo Bahia.

Uma outra característica do outono é a baixa umidade do ar. Começa a secar bem, principalmente a partir de maio, a umidade do ar começa a ficar em dias consecutivos em torno dos 30%, ter avalos abaixo desse valor, então isso vai potencializando o risco de incêndios florestais. Da pouca quantidade de chuva, o solo começa a ficar seco, a vegetação começa a ficar seca, ainda com temperaturas relativamente elevadas, isso aleva o risco de incêndios.

O outono termina em 21 de junho, às 5h51 da tarde, quando começa o inverno.

Participe do Sorteio Cadastrando Abaixo!