Compartilhe:

Renegociação de dívidas: Mutirão Nacional ocorre até 15 de abril

O consumidor tem uma nova chance de negociar dívidas em atraso com os bancos pelo mutirão nacional. A ação será realizada até 15 de abril e é promovida pela Federação Brasileira de Bancos, a FEBRABAM, por bancos associados, Banco Central do Brasil, Secretaria Nacional do Consumidor, a CINACOM e PROCOMS de todo o país. Poderão ser negociadas dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito contraídas de bancos e instituições financeiras que estejam em atraso e não possuam bens dados em garantia ou prescritas.
A negociação poderá ser feita diretamente com a instituição financeira credora nos respectivos canais oficiais ou pelo portal do consumidor. O diretor de cidadania financeira e relações com o consumidor da FEBRABAM, a Mauri Oliva, destaca a finalidade desta iniciativa.

O consumidor terá a chance de negociar seus débitos em atraso, contando com os benefícios do mutirão, que vão desde o desconto ao parcelamento. Dependendo da política de negociação de cada instituição financeira. A iniciativa faz parte do nosso calendário anual, como esforço permanente dos bancos para beneficiar os consumidores e ajudá-los a equilibrar suas finanças.

Oliva também salienta a necessidade de ser incentivada a educação financeira. Mutirão promove a educação para o consumo, o acesso ao crédito responsável e a reinserção do consumidor no mercado por meio da renegociação das suas dívidas. Esse é um programa muito relevante para o consumidor brasileiro, principalmente para aqueles que estão vivendo um momento difícil em relação às suas finanças pessoais.

A FEBRABAN, junto com os bancos que representa, está empenhada em promover educação financeira no nosso país e continua forte com seu propósito. Educação financeira é um instrumento fundamental para as pessoas, para a sociedade e também para o setor bancário.

Todos ganham quando o consumidor tem a sua vida financeira mais saudável, autônoma e sustentável. Na página do Mutirão 2024. Foi criada para orientar o consumidor sobre como participar da campanha. Há vídeos mostrando o passo a passo para negociar as dívidas e a lista das instituições participantes do mutirão nacional deste ano, incluindo PROCONS. Além disso, conforme informa a FEBRABAN, o consumidor encontrará conteúdo exclusivo sobre orientação financeira e acesso a outros canais, como o registrato, que é o sistema do Banco Central, por meio do qual é possível acessar, entre outros, o relatório de empréstimos e financiamentos. Ele contém a lista de dívidas em nome do consumidor perante as instituições financeiras. As informações completas sobre o mutirão 2024 podem ser encontradas na página Meu Bolso em Dia FEBRABAN.

Participe do Sorteio Cadastrando Abaixo!