Compartilhe:

Em janeiro, vendas no varejo crescem 2,5%

Em janeiro de 2024, o volume de vendas do comércio varejista cresceu 2,5%, frente a dezembro, na série com ajuste sazonal. No mês anterior, a variação havia sido de -1,4%. A média móvel trimestral variou 0,4% no trimestre encerrado em janeiro.

Na série sem ajuste sazonal, o comércio varejista subiu 4,1% frente a janeiro de 2023, oitavo avanço seguido. O acumulado nos últimos 12 meses variou 1,8%.

No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas cresceu 2,4% na série com ajuste sazonal. A média móvel trimestral foi de 0,8%, superior ao trimestre encerrado em dezembro (-0,1%).

Na série sem ajuste sazonal, que inclui, além das atividades citadas, o atacado especializado em alimentos, bebidas e fumo, o varejo ampliado cresceu 6,8%, acumulando alta de 2,9% em 12 meses.

Em janeiro, o comércio varejista brasileiro cresceu 2,5% na comparação com o mês anterior, após a queda registrada em dezembro (-1,4%). É a primeira alta desde setembro de 2023, quando o crescimento no volume de vendas foi de 0,8%. Após esse registro, houve dois meses de estabilidade (-0,3% em outubro e 0,2% em novembro) e a queda de dezembro. Com o resultado de janeiro, o comércio passou a operar 0,8% abaixo do nível recorde da série histórica da pesquisa, atingido em outubro de 2020, e 5,7% acima do patamar pré-pandemia, registrado em fevereiro de 2020.

Cinco das oito atividades avançaram em relação a dezembro

Em janeiro de 2024, na série com ajuste sazonal, houve taxas positivas em cinco das oito atividades pesquisadas: Tecidos, vestuário e calçados (8,5%), Equipamentos e material para escritório informática e comunicação (6,1%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (5,2%), Móveis e eletrodomésticos (3,6%) e Hiper, supermercados, produtos  alimentícios, bebidas e fumo (0,9%).

Fonte: IBGE

Participe do Sorteio Cadastrando Abaixo!